Cacau cru orgânico
Cacau cru orgânico
Licor, Nibs e Amêndoas de cacau 100% orgânicas gourmet, selecionadas e processadas em baixa temperatura (cruas) e por isso conservando todos os seus nutrientes. Não contém aditivos químicos nem substâncias de origem animal.
Benefícios:
O uso do cacau para benefícios de saúde remonta a pelo menos 3000 anos. Nossa compreensão do cacau evoluiu com a ciência moderna. Agora já se sabe, com base em extensa pesquisa que os principais benefícios do cacau para a saúde provêm da epicatequina, um flavanol encontrado no cacau. Estudos epidemiológicos e clínicos sugerem um efeito altamente benéfico do cacau na pressão arterial, lipídios e inflamação, entre outros. Considerado um superalimento, contem também em sua composição o triptofano, responsável por produzir serotonina, o hormônio da felicidade.
Riquíssimas em flavonoides, as amêndoas de cacau contêm uma grande quantidade de antioxidantes, vitaminas e minerais como a vitamina C, ferro, magnésio, zinco além de enxofre e feniletilamina. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o cacau contém mais antioxidantes que o chocolate amargo, chá, vinho tinto, ameixa, espinafre, brócolis, laranja, mirtilo e goji berry.
Dentre as inúmeras propriedades do cacau estão:
Antioxidante (protegem as artérias e o coração), antidepressivo (melhora o humor, ajuda a combater a TPM e a insônia e a controlar a ansiedade), antinflamatório, antienvelhecimento (neutraliza os efeitos danosos dos radicais livres), ajuda a diminuir o LDL (colesterol ruim) impedindo sua oxidação, ajuda a controlar a pressão arterial, melhora o sistema cognitivo, protege as células intestinais e ajuda a tratar diarreia, matem os músculos e as funções nervosas, ajuda na perda e manutenção do peso aumentando a sensação de saciedade e a capacidade do organismo metabolizar o açúcar, inibe o mecanismo de estocagem e produção de gordura, reduz o risco de doenças coronárias e derrame, previne anemia e fortalece o sistema imunológico.
Consumo:
Para obter os benefícios, o cacau precisa ser puro. Uma das formas mais puras está nos próprios grãos crus porque eles têm o mínimo de processamento. As amêndoas de cacau podem ser ingeridas puras, batidas no liquidificador junto a sucos e vitaminas ou acrescentadas à granola, iogurte, açaí, sorvetes, pratos frios e pratos quentes. Também podem ser usadas para fazer chocolate orgânico caseiro.
O que é Cacau Gourmet ou Fino?
O chamado cacau gourmet, também conhecido como cacau fino, vem sendo produzido em algumas fazendas do Sul da Bahia para exportação. O processo começou pela APCFE (Associação dos Profissionais do Cacau Fino e Especial) que, sob a orientação de especialistas europeus, desenvolveu a tecnologia para produzir este cacau de primeira qualidade. Cacau Gourmet segue rigorosas especificações de seleção de frutos, respeito às características da variedade (comum, forasteiro, híbrido ou trinitário), fermentação e desidratação das amêndoas (etapas que reduzem a acidez, eliminam microtoxinas, e desenvolvem o aroma e sabor do cacau), e comprovação da qualidade do lote.
Qualidade Comprovada - Expo Brasil Chocolate:
Amêndoas de cacau selecionadas e cuidadosamente processadas pelo PLANETA CACAU receberam a Medalha de Ouro no concurso de cacau fino e aromático realizado na EXPO BRASIL CHOCOLATE, em julho de 2011. Tratam-se das sementes produzidas pela Fazenda Santa Maria, localizada em Camacan/BA, nossa parceira de longas datas. A Fazenda pertence ao cacauicultor Guilherme Moura e tem Certificação Orgânica (USDA, EC e JAS) atraves da Certificadora IMO (Institute for Marketecology) com registro No. 29307-NOP. Prêmios: 1º Lugar na Expo Brasil Chocolate 2011 e 2º Lugar na Expo Brasil Chocolate 2010.
Cultivo e Meio Ambiente:
O cacau do Planeta Cacau é cultivado em regime de cabruca, processo que mantêm as grandes árvores de sombreamento e substitui as de pequeno porte por cacaueiros, é típico da lavoura praticada na região do Rio Pardo, no Sul da Bahia. Inexiste na agricultura sistema semelhante, em termos de sustentabilidade e de conservação, resgate, proteção, regeneração e utilização dos Ecossistemas Atlânticos e seus componentes, patrimônio natural da humanidade.